terça-feira, 9 de julho de 2013

Yes! We Can! Inclusive espionar, of course!

O mundo foi pego de surpresa nos últimos dias quando Edward Snowden, ex- técnico em rede de computação da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), declarou que o país de Barack Obama (o Nobel da Paz em 2009) tem espionado vários países ao redor do mundo, através de ligações telefônicas, emails, chats online, webcam etc. Isso pode ser surpresa para alguns, mas não para outros, pois já é sabido que os Estados Unidos faziam isso nos tempos da Guerra Fria, além de sua insistente intromissão em assuntos alheios que desrespeitam a soberania dos países.

Para isso, usaram o programa chamado Prism, que permite acesso às informações dos usuários dos sites Facebook, Microsoft, Youtube e Google.  Entretanto, para conseguir uma espionagem ao nível global, a NSA teve que desenvolver, em parceria com uma grande rede de telefonia, outro programa, que veio a se chamar Fairview. Essa “empresa”, cujo nome não foi revelado, mantém relações de negócios com várias empresas de telefonia no mundo todo, inclusive no Brasil, e dessa forma conseguem obter acesso a todas as informações inerentes à telefonia e à internet, que são repassadas para a NSA.

Agora vem o mais impressionante: juntamente com Rússia, China, Irã e Paquistão, o Brasil é um alvo prioritário. E por quê? Afinal de contas, não somos um inimigo, tampouco um criadouro de terroristas! Bem, a intenção dessas espionagens não se refere apenas à segurança interna dos EUA, mas também é usada para que empresas americanas obtenham vantagens comerciais. Garanto que a resposta do Tio Sam a essa vergonha mundial será a de sempre: “precisamos disso para combater os terroristas”! Vamos cair nessa conversa fiada de novo? Como em 2003, quando George W. Bush inventou uma mentira para poder começar uma guerra?

Nesse momento, Edward Snowden deve ser o pior inimigo dos Estados Unidos, e está preso em um aeroporto da Rússia, aguardando aprovação de seu pedido de asilo político, que foi direcionado a vários países do mundo. Estamos vivendo um Show de Truman real, e você pode ser o protagonista! Na verdade, estamos mais para Big Brother, do livro 1984, de George Orwell, onde todos os cidadãos eram vigiados a todo instante (sem alusão ao lixo anual da Globo).

Seria uma excelente retaliação se o Brasil acolhesse Edward Snowden em terras tropicais... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário