quarta-feira, 17 de julho de 2013

Crônicas de uma guerra síria...

Há um ano, fiz um texto com o título “Abaixo Al-Assad”. Nesse texto, descrevi o momento vivido na Síria, que teve uma guerra deflagrada ao governo de Bashar Al-Assad por um grupo de rebeldes sírios que querem a redemocratização do país. Isso começou em 2011, com a Primavera Árabe. O que mudou de lá pra cá? Nada!

Como escrevi no ano passado, Bashar Al-Assad faz o que pode para permanecer no poder, e não mede consequências. Resultado: mais de 100.000 mortos, segundo dados de grupos de ativistas dos direitos humanos, sendo mais da metade de civis.

Para não dizer que não houve nenhuma intervenção, os Estados Unidos estão fornecendo subsídios aos rebeldes, enquanto a Rússia oferece apoio ao governo de Bashar Al-Assad para que se mantenha a ordem no país. Será que é um início de uma nova Guerra Fria? Ao invés do Vietnã, agora teremos a Síria como protagonista?

Parece uma guerra longe do fim, e o clamor mundial para uma resolução, assim como os gritos dos inocentes sírios, soam apenas como um sussurro leviano aos ouvidos da ONU...


Nenhum comentário:

Postar um comentário