quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Legado de Alexandre


Alexandre Escobar Ferreira, ou simplesmente Alexandre, foi um goleiro sorocabano que fazia parte do elenco campeão do São Paulo dos anos 90. Tinha uma carreira muito promissora, pelo fato de ser considerado um excelente goleiro pelo técnico Telê Santana. De fato, era mesmo.

Mas infelizmente, um acidente, ocorrido na Rodovia Castello Branco, no dia 18/07/92, tirou a vida desse jovem, que tinha apenas 20 anos na época. Havia acabado de ser campeão da Libertadores daquele ano com o inesquecível São Paulo de Telê Santana, na qual foi o goleiro titular contra o Nacional do Uruguai. Uma perda e tanto para o futebol, e também, para o esporte sorocabano.

A excelente matéria de hoje, do Jornal Cruzeiro do Sul, intitulada “Seria Alexandre melhor do que Ceni?”, mostra como foi a vida de Alexandre, sua chegada ao São Paulo, a expectativa de substituir Zetti (que estava para ser vendido) e também declarações de amigos e parentes. Rogério Ceni, em seu livro “Maioridade Penal: 18 Anos de Histórias Inéditas da Marca da Cal”, cita o seguinte: "O Alexandre era muito melhor que eu. Velocidade incrível de movimentos, excelente chute, bonito de ver jogar. Telê Santana adorava! [...] Minha carreira, com certeza, teria sido completamente diferente caso Alexandre não tivesse partido. Ele era apenas um ano mais velho que eu. Ocuparia a sua posição por muito tempo. Quem sabe até hoje”. Palavras do maior ídolo da torcida são paulina...

Com a morte de Alexandre, Zetti não foi vendido e a diretoria contratou um jovem goleiro promissor, que jogava pelo Sinop, chamado Rogério Ceni. Zetti marcou seu nome em definitivo na história do futebol, sendo Bi-Campeão Mundial pelo São Paulo (dentre inúmeros títulos) e sendo Campeão do Mundo com a seleção em 94. Não preciso dizer nada sobre a carreira de Rogério Ceni...

Alexandre poderia ter sido, como mencionado, um dos maiores goleiros do São Paulo e do Brasil. Seu nome é sempre lembrado com muito carinho pelos sorocabanos e são paulinos. Se Rogério Ceni não tivesse vindo, com certeza nossa camisa 1 estaria em boas mãos! Valeu Alexandre! Seu legado sobrevive!

Matéria do Cruzeiro do Sul: Seria Alexandre melhor que Ceni?

Jogo São Paulo x Nacional, pela Libertadores em 92



Nenhum comentário:

Postar um comentário