segunda-feira, 17 de junho de 2013

União homoafetiva: no de quem dói mais?

Caro leitor, talvez você, assim como eu, já esteja saturado dessa guerra entre gays x evangélicos. Se aparece uma matéria sobre esse tema na TV, na internet, nos jornais etc, não tenho a mínima vontade de ver ou ler. Parece que essas pessoas nunca chegarão num consenso.

Por que é tão difícil a comunidade evangélica (ou outra qualquer) aceitar os gays? Usar a Bíblia como escudo não justifica tamanho preconceito e intolerância, pois o que importa, queiram ou não, é o que está na LEI, na CONSTITUIÇÃO. O Artigo 5º nos garante isso:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Vou citar apenas dois parágrafos:

Parágrafo VI:

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

Cada brasileiro tem o direito e a liberdade de crer no que quiser. O Brasil é um estado laico! No Brasil existem judeus, islâmicos, budistas, hindus, cristãos, ateus, satanistas etc, e TODOS têm o mesmo direito, garantido pela Constituição e outros dispositivos legais.

Paragráfo X:

X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

Assim sendo, cada faz o que quer da sua vida, desde que não se infrinja a lei. Ou seja, ser gay não é crime! A Constituição protege tanto o evangélico quanto o gay, como mencionado acima! As pessoas e seus direitos devem ser RESPEITADOS!

Gostaria de entender o porquê de passeatas, palestras, discursos na TV e tudo mais contra a união homoafetiva. Ora, será alguns pastores acham que o Brasil é um estado teocrático? Perdoe-me a vulgaridade do termo que usei no título, mas realmente parece que no rabo dos evangélicos essa união dói mais! Por que isso incomoda tanto?

Encabeçada por Silas Malafaia (sempre ele), os evangélicos fizeram uma campanha contra a aprovação da Lei da Homofobia. Por quê? Será que é por que esses pastores praticam homofobia em seus cultos, e se fossem filmados praticando tais atos, seriam punidos? Talvez seja essa a explicação para tamanho ódio. O pastor e deputado Marco Feliciano mandou ao congresso um projeto intitulado “cura gay”, para aprovação (parece coisa do filme “A Laranja Mecânica”). Onde é que isso vai parar? Teremos novamente uma inquisição, agora em versão evangélica? Substituirão a Constituição pela Bíblia? Vamos nos transformar em uma Líbia, Iraque, Síria ou Afeganistão, onde o que manda é a lei religiosa? E quem não for evangélico, será capturado, torturado e obrigado a se converter?

A história já nos mostrou muitas perseguições no decorrer dos tempos, a diversos povos, de diferentes etnias e crenças: judeus por todo o mundo, negros, índios na América, budistas na URSS, cristãos na África etc... Será que não está na hora de termos um coração novo, sem preconceito, disposto a amar e respeitar o próximo como ele é?

É difícil acreditar que um pensamento tão retrógrado e obsoleto ainda seja aceito por milhares de fiéis no Brasil e no mundo. Se essas pessoas não fossem cegas pelo fanatismo, saberiam repudiar esses pastores que se envolvem em política, e que usam seus cultos para fazerem propaganda eleitoral, além de pregarem a indiferença. Ignorância aliada à intransigência dá nisso...


Uma ressalva: esse texto não serve para milhares de evangélicos que não concordam com as ideias de gente como Malafaia e Feliciano, pois essas pessoas são honestas e dignas, e sabem respeitar o próximo. Lembram-se daquele ditado, “respeito é bom e conserva os dentes”? Na verdade, isso está errado, pois o correto é RESPEITO É BOM, E EXPANDE A MENTE!

2 comentários:

  1. Faço das suas palavras, as minhas!!
    Fora que há muita frescurinha hoje em dia. Não se pode falar mais nada, fazer mais nada, mesmo não afetando ninguém.
    Parabéns pela matéria!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gustavo! O que percebemos às vezes é a vontade de suprimir o direito de opinião dos cidadãos! Que diga aquela blogueira do Amapá, que está sofrendo perseguição do todo poderoso Sarney...

      Excluir