terça-feira, 19 de março de 2013

A linha tênue da democracia brasileira

"Tênue” é sinônimo de “frágil”, e “democracia” significa “termos livre escolha política e liberdade de expressão”.  E por que a linha da democracia brasileira é tênue, ou seja, frágil?

Todo brasileiro, por ter direito à liberdade de expressão, pode protestar contra qualquer coisa que não lhe agrade, e esse protesto pode ser feito de várias formas (manifesto, imprensa, redes sociais etc), e pode ser feito individualmente ou em grupo (sindicato, movimento estudantil etc). Contudo, o que percebemos em alguns protestos é que os manifestantes ultrapassam a linha tênue deste contexto, fazendo com que as manifestações acarretem atos de vandalismos, seguidas de ações de violência e de depravação em alguns casos, tornando isso um caso de polícia. Isso não condiz com o conceito de DEMOCRACIA!

O manifesto ocorre para mostrar descontentamento de alguém ou de uma classe, e o objetivo principal é buscar um diálogo para um entendimento entre as partes envolvidas, mas com o comportamento hostil e ânimos exaltados de algumas pessoas, fica praticamente impossível haver algum acordo. Estamos cansados de ver na TV, nos jornais e nas revistas o desfecho desses protestos, que não passam de verdadeiras balbúrdias. Esse tipo de situação está longe de ser algo civilizado!

Um caso mais recente e de grande repercussão foi na visita da cubana Yoani Sanchez ao Brasil. Ela veio com o intuito de participar de encontros e de divulgar o documentário Conexão Cuba-Honduras, a convite do cineasta Dado Galvão, que foi quem produziu o filme. Mas no dia do evento, ela foi recebida por manifestantes pró-Cuba, que não contentes em apenas mostrar cartazes de reprovação contra ela, também ofenderam-na e obrigaram os organizadores a cancelar a exibição do filme. Não bastasse isso, alguns membros do PT fizeram um dossiê difamatório contra Yoani, que acabou não sendo divulgado por denuncia da imprensa (Revista Veja).

Por mais que os protestos sejam justos, a linha tênue entre a democracia e a anarquia deve ser preservada e nunca deve ser rompida. Afinal, quem quer manter a ordem, e quem quer criar desordem?


Nenhum comentário:

Postar um comentário