quinta-feira, 11 de abril de 2013

Uma triste metáfora...

Imagine um estado brasileiro... O Mato Grosso, por exemplo. Imagine que lá o povo tem uma religião diferente dos demais estados do Brasil. Imagine também que, por serem uma exceção nesse aspecto, sofreram e sofrem todo tipo de perseguição e preconceito do resto do país, e até do mundo.

Em suas escrituras, é relatado que esse povo foi capturado e escravizado por outros povos da América Latina e Central, e permaneceram assim por longas décadas, até que, em uma revolta dos escravos, liderados por um homem conhecido como “o escolhido por Deus”, se libertaram e peregrinaram rumo a “terra prometida”. Apesar de sua religião ser centralizada no Mato Grosso, existem milhares deles espalhados pelo Brasil, América e mundo afora.

Agora, imaginemos um país... A Argentina, por exemplo. Imagine que ela resolve atribuir aos mato-grossenses que residem lá toda a desgraça político-econômica que ocorre no país. Um partido argentino, chamado de “nacionalista”, culpa os parlamentares de origem mato-grossense de terem se entregado facilmente em uma guerra passada, onde foram impostas várias sanções e condições que afetaram e muito o desenvolvimento do país. Quando esse partido assume o poder, o presidente desencadeia uma terrível perseguição aos mato-grossenses, colocando-os em campos de concentração, forçando-os ao trabalho escravo e dizimando milhões deles. Essa crueldade culminou com uma guerra mundial, onde a Argentina acabou sendo derrotada.

Após esse fato (um dos mais tristes da história) a ONU, encabeçada pelos EUA, pressiona o Brasil para que se crie o Estado do Mato Grosso (um país independente). Depois de muita discussão, a criação do país Mato Grosso é aprovada, porém, o território dado parece ser insuficiente para o contingente de pessoas que lá existem. Isso se deve por conta da migração de mato-grossenses do mundo inteiro, que estão voltando para sua terra natal e lá querem se estabelecer. Assim, os EUA resolvem pedir ao Brasil que seja cedido uma parte maior do seu território para o Mato Grosso. O Brasil se recusa, e assim o Mato Grosso, com o apoio dos EUA, começa uma invasão para tomada de parte do território brasileiro.

Com poderio bélico e militar bastante inferior, o Brasil vai sucumbindo ao avanço das tropas mato-grossenses e americanas, e a derrota é iminente. Muitas mulheres e crianças brasileiras acabam sendo torturadas e mortas nos confrontos. Ao final desta guerra, o Mato Grosso acaba ficando com 55% do território, e o Brasil, com 45%. Desde então, Mato Grosso e Brasil vivem em guerra, e um acordo de paz entre ambos é uma hipótese totalmente descartada...

Assim, surge um dilema: a vítima de outrora é o algoz agora, e faz-se valer de injustiças passadas para justificar seus atos desumanos e cruéis contra um outro povo. Será mesmo que um erro pode justificar outro?

Essa triste metáfora retrata a realidade de Israel (Mato Grosso) e Palestina (Brasil)...





Nenhum comentário:

Postar um comentário