terça-feira, 3 de julho de 2012

A nobreza da atitude, da consciência e do salame!

Antes de começar esse assunto, (que é polêmico) quero dizer que respeito toda e qualquer opinião, de qualquer caráter, e espero ter minha opinião respeitada também...
Caros leitores, quero lhes fazer uma pergunta: existe alguém nesse mundo que não goste de um belo churrasco no fim de semana, num aniversário, numa festa ou em qualquer ocasião? Sim, existe. São os VEGETARIANOS (ao invés de explicar a classificação dos vegetarianos, vou disponibilizar o link, para esse texto não ficar muito extenso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetarianismo).
Uma pessoa decide ser vegetariana, geralmente, não por causa de gosto apenas, mas por CONSCIÊNCIA e ÉTICA. E por quê? Compaixão pelos animais! O boicote que fazem é por respeito à vida do animal! Atitude e Consciência muito nobre por parte deles. Mas existem controvérsias...
Bom, sabe-se, até hoje, que a natureza do ser humano é ONIVORA, pois se alimenta de carne e vegetais! Somos descendentes dos PRIMATAS, que são onívoros; somos HOMO SAPIENS, descendentes do HOMO ERECTUS (lembrando que não sou biólogo, e digo isso porque consta em qualquer livro de ensino fundamental). Só que um determinado grupo, os VEGANOS (http://pt.wikipedia.org/wiki/Veganismo.), que não se alimentam de carne nem usam nada de origem animal, não concordam com tais informações. Muitos deles estão ligados a grupos de defesa dos direitos dos animais. Mais uma atitude nobre!
Os veganos têm uma teoria contrária quanto à classificação alimentar do ser humano. Eles alegam que o ser humano é HERBÍVORO! Que se alimenta de carne por conta da emoção e do prazer! Sendo assim, vamos às controvérsias:
1º Ponto: Se eles se consideram “herbívoros”, então que comam grama ou as folhas das arvores! Se eles não fazem isso, então é mentira! Nossa fisiologia é totalmente diferente de um herbívoro. Veja pela nossa arcada dentária, somos ONÍVOROS.
2º Ponto: Dizem que o maior responsável pelo efeito estufa (responsável pelo aquecimento global) é a flatulência bovina (gás metano CH4), e não o gás carbônico (CO2). Isso é verdade, mas em partes, pois o maior responsável é o gás carbônico, sendo o gás metano o 2º da lista. Mas enfim, o fato é que realmente a flatulência bovina acaba contribuindo com a destruição da camada de ozônio.
Mas é só a flatulência que gera o gás metano? A resposta é NÃO! O gás metano provém também de vulcões, decomposições de resíduos orgânicos, extração de combustível mineral (petróleo, por exemplo) etc. Então, para o bem do planeta, podemos deixar de comer carne vermelha, e não será sacrifício algum, pois podemos nos alimentar de CARNE BRANCA, que é bem mais saudável! Afinal, existem provas científicas de que o consumo de carne vermelha pode provocar câncer. Só uma pergunta: se os bovinos forem soltos na NATUREZA e começarem a se multiplicar, isso diminuirá a flatulência? Claro que não... E qualquer ser vivo terrestre emite flatulência, não apenas os bois.
3º Ponto: Dizem que o desmatamento da Amazônia é para que pecuaristas possam criar gado. Eles estão certos, mas também não se esqueçam da construção de estradas, da agricultura e também da exploração madeireira. Vários fatores contribuem para isso, infelizmente. Sou totalmente contra o desmatamento da Amazônia.
4º Ponto: O “especismo”, a discriminação contra os animais. É similar ao racismo, só que com animais. Ou seja, para os veganos, quem se alimenta de animais é especista; quem usa artigos de origem animal (couro, lã, seda) é especista; quem cria animais em cativeiro e para comécio é especista; a ciência é especista por fazer testes em animais; para eles, somos uma sociedade especista! Que absurdo! Será que essas pessoas não entendem que, é graças ao teste em animais (infelizmente) que a ciência descobre curas para várias doenças? Será que o fazendeiro ou sitiante, que vive da criação de gado, aves e suínos é um criminoso? Será que nós, que trabalhamos e pagamos (altos) impostos, que temos comprometimento com CIDADANIA, somos criminosos?
Nunca existiria soro contra veneno de cobra sem que houvesse cobras em cativeiro no Butantã e pesquisadores desenvolvendo a cura. Isso salva VIDAS HUMANAS! Acusem-me do que quiserem, entre uma vida humana e de um rato, opto pela vida humana! Se essa vida depender de testes no rato, então que assim seja! Para termos avanço na ciência e na medicina, dependemos disso, infelizmente.
Já ouviram falar do CATEGUTE? É uma fibra elástica que é usada, principalmente, em cirurgias. Provém, geralmente, do carneiro, e que salva vidas humanas! É só se colocar no lugar de alguém que necessite disso pra entender o que é...
5º Ponto: Associar doenças, principalmente cancerígenas, ao consumo de carne, é uma falácia. Como citei acima, existem indícios de que a carne vermelha é cancerígena, mas e os vegetais que estão cheio de agrotóxicos, que também fazem mal à saúde? Que por sinal, provocam até chuva ácida!  São vários fatores alimentares e não alimentares que trazem doenças para o ser humano. Linda McCartney e Steve Jobs eram vegetarianos... E do que eles morreram?
Quero deixar claro que não me considero um “especista”, nem um criminoso ambiental por me alimentar de carne e usar artigos de origem animal. É da nossa natureza onívora nos alimentar dessa forma, aceitem ou não. E o que percebo é que existe um certo fanatismo por parte de alguns adeptos desse seguimento, que não aceitam críticas à sua “verdade”. Todos sabem que fanatismo não é uma coisa boa, e as conseqüências que isso traz...
E também quero deixar claro que não condeno ninguém por ser vegetariano, vegano, ovolactovegetariano etc. Conheço grandes pessoas, amigos, que seguem essa ideologia.

Pra finalizar, eu recomendo que assistam aos vídeos “A Carne é Fraca”, Terráqueos” e a palestra de Gary Yourofsky sobre o assunto, no Youtube; e também recomendo assistir mais 2 vídeos: “Resposta a Gary Yourofsky” e “Vegans, vegetarianos e o Gary Yourofsky”, no canal do “Pirulla25”, também no Youtube. Assistindo esses vídeos, você verá os 2 lados: o lado ético e o lado biológico!
  
P.S: O salame é Nobre por causa da marca!


Nenhum comentário:

Postar um comentário