domingo, 17 de novembro de 2013

JUSTIÇA: tarda, mas não falha!

Podemos definir o mês de novembro de 2013 como histórico! O dia 14 de novembro pode ser o início de uma série de prisões de políticos corruptos que iremos presenciar.

Um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil (não o maior, como muitos defendem, pois tivemos muitos outros) teve seu desfecho: a prisão dos “mensaleiros petistas”. Embora a sociedade estivesse temerosa com relação ao final dessa história, o STF expediu o mandado de prisão das quarenta pessoas envolvidas no caso.

O medo da impunidade ganhou força com a questão dos embargos infringentes, que dará a parte dos réus um direito de revisão de penas, podendo-as cumprir em regime semiaberto.  O que parte da sociedade não entendeu é que se tratava apenas de uma revisão, e não de um novo julgamento, como muitos acharam. Os réus já haviam sido condenados.

O regime semiaberto para alguns, como é o caso do “Dom Juan petista”, José Dirceu, é uma pena branda. Afinal, desviar dinheiro público e enfiar no bolso de deputados, para que estes votem a favor de projetos do Executivo, deveria ser considerado crime hediondo! Apesar disso, devemos nos sentir aliviados com a justiça que foi proferida...

Pouco antes de entrarem à sede da Polícia Federal, os dois “zés” disseram que são “presos políticos”, como se estivessem lutando na década de 60, pela reinstauração da democracia. Quanto cinismo, afinal, não é o PT quem está no poder nos últimos 11 anos?

Existem, ainda, enormes escândalos de corrupção tão graves como este, e que não tiveram as devidas punições, como o caso do “mensalão tucano”, em Minas Gerais. Neste, o candidato à reeleição ao governo estadual na época, Eduardo Azeredo, foi acusado de peculato e lavagem de dinheiro. No caso do “mensalão petista”, o articulador foi Marcos Valério, e no caso de Minas Gerais, o articulador também foi Marcos Valério. São ou não dejetos do mesmo esgoto?

A sociedade brasileira já está cansada das impunidades aos corruptos. Embora a prisão dos mensaleiros seja um grão de areia na praia, parece que mudanças significativas virão no futuro...

Que a Câmara dos Deputados não cometa com os deputados condenados a mesma vergonha que cometeu ao não cassar o mandato de Natan Donadon!

VIVA A JUSTIÇA! Tarda, mais não falha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário