quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O futebol arte da guerra

O futebol é o esporte mais amado do mundo e desperta uma paixão sem limites nas pessoas. Por conta disso, virou um mercado "zilionário", no qual seus principais astros ganham milhões ao ano (alguns ganham milhões ao mês). A coisa mais rotineira hoje é ver os astros de futebol em propagandas na TV e em outdoors.

Tamanha paixão fez com as torcidas se organizassem e se tornassem as famosas (e perigosas) Torcidas Organizadas. Cada clube tem várias dessas torcidas, que fazem mosaicos, entoam cânticos, protestam e vão onde quer que seu time do coração esteja para torcer! Bem, a idéia referente às Organizadas deveria ser essa, mas sabemos que, na realidade, isso não condiz...

Adotou-se nas torcidas uma cultura de guerra! Muitas delas vão ao estádio pensando em confrontos, ora com a torcida adversária, ora com a polícia. Membros dessas torcidas praticam artes marciais e vão armados para o estádio (armas de fogo, armas brancas, bombas caseiras etc). Verdadeiros soldados, prontos para o combate! Deixaram de lado o verdadeiro objetivo, que é apenas de torcer, e centenas de vidas no país já foram ceifadas nesses confrontos monstruosos provocados por esses vândalos.

É impossível alguém querer ir com a família ao estádio sem ficar preocupado com isso. Um pai de família evita levar a esposa ou o filho para ver um simples jogo de futebol, por medo desses grupos de criminosos. Na verdade, qualquer pessoa de bem, seja casado ou solteiro, não quer ir aos estádios. E não para por aí, pois o que vemos hoje são os próprios jogadores, profissionais do clube e familiares dessas pessoas que são ameaçados quase que diariamente por eles. Até onde chega tamanha selvageria?

Como não lembrar o triste episódio ocorrido em 1995, num jogo entre São Paulo x Palmeiras, pela Supercopa de Juniores, onde presenciamos, ao vivo, uma guerra travada pelas torcidas! Foram cenas chocantes de pura selvageria e de vidas perdidas em vão, e pelo quê? Por uma partida de futebol (de juniores ainda...).

O que falta no Brasil é punição para esses torcedores que ameaçam a paz nos estádios. Não só aos torcedores, mas para os clubes também. Na Europa, quando os hooligans foram responsáveis pela morte de 38 pessoas, em 1985, na final da Champions League entre Liverpool e Juventus, a Inglaterra foi punida em 5 anos sem que seus times pudessem disputar torneios europeus. É preciso que haja mais empenho e severidade das autoridades com relação a essa questão, pois não podemos simplesmente aceitar que pessoas continuem morrendo por isso. Futebol não é Guerra, é ESPORTE!

O saudoso Sócrates (líder da Democracia Corintiana) disse uma vez que as torcidas organizadas têm poder para mudar o quadro político nacional. Realmente, como as manifestações dessas torcidas são mostradas para todo o país e também para o mundo, eles poderiam fazer isso acontecer. É uma pena que esse poder é usado para praticar e incentivar a violência...

Futebol Arte e Arte da Guerra... Duas artes, que jamais deveriam caminhar juntas!

2 comentários:

  1. O futebol é um esporte democrático, ele reflete a nossa sociedade, tão explorada, dilacerada, fadada a tantos percalços...
    A beleza do drible, o lançamento maestral, a expectativa do último lance, pela armação, dos pés, pelo golaço, seja do craque ou do perna de pau, isso é legal, não as brigas de torcidas organizadas, como você bem postou!

    ResponderExcluir
  2. Qualquer propaganda que incentive as pessoas a irem aos estádio hoje é um estelionato, pois é só olhar para as arquibancadas em muitos jogos , até o dérbi entre São Bento x Atlético Sorocaba, que é fácil perceber que o clima promovido pelos maus elementos é incrivelmente hostil, goleia o ânimo das pessoas de bem. Por isso o Brasil é o país do futebol, futebol assistido do sofá ou da mesa de bar ! Grande postagem !

    ResponderExcluir