terça-feira, 9 de outubro de 2012

Meu Deus, eu perdi meu voto!

Caro leitor, em toda eleição é comum ouvirmos a expressão “perdi” ou “ganhei” meu voto, não é verdade? Um amigo chega e te diz: “Votou em quem”? E você, cordialmente, responde: “Votei em fulano...”.

Se o seu candidato foi eleito, seu amigo diz: “Que legal, você ganhou o seu voto”! Se o seu candidato não foi eleito, você ouvirá: “Nossa, então você perdeu o voto...”.

Bom, eu cresci ouvindo isso, principalmente, das pessoas mais velhas e idosas. Essas pessoas não gostavam de “perder o voto”, e geralmente votavam em quem estavam na frente das pesquisas. De certa forma, eram persuadidos pela estatística, e jamais aceitariam votar para “perder”. Santa Ignorância, né Batman?

Isso vai contra tudo aquilo em que acredito. Sou da turma do “vote consciente”, do “vote em quem você acredita”. Em conversas com amigos e em redes sociais, sempre exponho minha opinião dessa forma, afinal, somos livres para votarmos em quem quisermos! Isso é o que nos garante a boa e velha Constituição! O voto consciente é o que vai acabar com a corrupção!

A pessoa que vota pra “não perder”, infelizmente, é manipulável. Essa pessoa é desinformada sobre política e sobre o candidato em quem ela vai votar. É o famoso voto de cabresto, no qual muitos políticos mequetrefes se apoiam para conseguirem se eleger. Essa coisa de "perder ou ganhar voto" é uma coisa totalmente ultrapassada e inaceitável nos dias de hoje. Uma frase politicamente verdadeira: o seu voto tem consequências! E muitas vezes, consequências trágicas (olha o mensalão aí, gente!)

Se eu votar em um candidato, e esse candidato obtiver apenas um voto, ou seja, apenas o MEU VOTO, não me arrependerei jamais disso! Se votei nesse candidato, é porque acreditava em seus ideais! Acho que esse deve ser o raciocínio para uma sociedade melhor...

Não existe isso de “perder” ou “ganhar” o voto. Existe uma democracia, onde votamos em aqueles que nos apresentam as melhores propostas. Melhor “perder” o voto em alguém decente, porque quando a maioria das pessoas votam em quem está na frente das pesquisas, e esse alguém é um corrupto, TODOS ACABAM PERDENDO (até quem não votou nele).

2 comentários:

  1. Excelente postagem Rogério, realmente devemos votar pelos diversos princípios inumerados acima, mas nunca deixar se influenciar por pesquisas eleitorais manipuladoras

    ResponderExcluir
  2. Sim meu amigo! Acho triste ver pessoas, ao meu ver, esclarecidas, se portarem dessa forma...

    ResponderExcluir