quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Pra quê Ficha Limpa?

Foi aprovada em 2012 (que começou em 2010), a lei do Ficha Limpa. O Ficha Limpa é uma lei oriunda na iniciativa popular, que impede a candidatura de políticos com alguma irregularidade que cometeu em seu mandato, na qual responde judicialmente. Depois de muitas brigas, oposições e controvérsias, o Supremo Tribunal Federal considerou que o Ficha Limpa é constitucional, e que sua aplicação já poderia ocorrer nas Eleições de 2012. Já se somam a quantidade de 14.000 registros impugnados no país, sendo que desses, mais de 1.000 recorreram ao TSE.

O Ficha Limpa é uma vitória do (sofrido) povo brasileiro. O brasileiro provou que pode mudar o país com iniciativa popular; que pode romper barreiras e que, em suma, possui força para criar leis de interesse da sociedade, e não precisa esperar a inexistente boa vontade do parlamentar para isso. Isso está, inclusive, na Constituição Brasileira! Até que enfim descobrimos nosso real poder! Então por que o povo ainda insiste em votar nos “fichas sujas”?

Nesse ano teremos eleições municipais. Eu penso que a escolha dos prefeitos e dos vereadores é mais importante do que a escolha de governadores, senadores, deputados e presidente. Essa escolha ditará o rumo que nossa cidade, na qual vivemos, tomará pelos próximos quatro anos, ou seja, nos afeta diretamente. Meu Deus do Céu, pergunto mais uma vez, por que o povo ainda teima em votar em candidatos de “ficha suja”? O que mais tem no país são candidatos nessa situação, e com reais possibilidades de vencerem as eleições em suas cidades. Que absurdo!

É muita desinformação, alienação e até falta de vergonha na cara por parte de alguns eleitores. “Rouba, mas faz”, “todo mundo faz isso”, “se não fizer isso, não consegue governar” etc... Até quando isso? Não estou generalizando nada, até porque existem candidatos com processos em tramite na Justiça que podem até provar sua inocência, e que mereçam a sua ou a minha confiança, mas e com relação a malufes, turma do mensalão petista, arrudas etc ("etc" de novo), que são declaradamente, notoriamente e publicamente “fichas sujas”, onde, inclusive, alguns já foram condenados? Eu pergunto, mais uma vez: Por que ainda votam neles?

Não dá pra entender mesmo a postura da sociedade. O que eles esperam, afinal de contas? O retorno do Messias? Um novo dilúvio que elimine da Terra os "fichas sujas"? Quando o assunto é política, o discurso é o mesmo: “bando de ladrões, corruptos, canalhas que só pensam neles mesmo etc (mais uma vez “etc”)”, mas ninguém procura fazer a SUA PARTE. Se não fizermos nossa parte quando formos votar, o sistema não muda, e a culpa disso é do POVO sem vergonha que ainda dá respaldo para essa corja. Depois reclamam da saúde, educação, segurança etc (outra vez "etc")...

Acorda gente! Você consegue comprar alguma coisa a prazo se seu nome estiver no SPC/SERASA? É a mesma coisa! Ficha Suja não merece seu VOTO! Vamos fazer do Ficha Limpa nossa arma contra a corrupção! O TSE decide sim quem pode candidatar-se ou não, mas somos NÓS quem escolhemos nossos representantes! Já passou da hora de se conscientizar! Ou você é como eles, que são desonestos? Acredito piamente que não...

É meu caro leitor, quando o assunto é sujeira na política, rende um texto com muitas "etc's"...


Um comentário:

  1. Pois é Roger, 512 anos de descaminhos na política, mas eu acho que os esforços da sociedade estão aumentando. A lei da ficha limpa e o julgamento em andamento do mensalão são prova disso, a impunidade ao menos já não é absolutamente certa, as luzes no fim do túnel estão se acendendo !

    ResponderExcluir