sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Era uma vez, um canal do esporte...

Quem teve o prazer de acompanhar a TV BANDEIRANTES nos anos 80 e 90 não vê com bons olhos o que ela se tornou hoje. O “canal do esporte”, como era conhecida, está muito além do que foi um dia, mas não por causa de estar limitada apenas ao futebol, mas pela qualidade dos apresentadores e comentaristas que nela trabalham.

Antes, o SHOW DO ESPORTE, às 20:00, era o programa favorito daqueles que odiavam novelas ou “hebes”. Apresentado por Elias Jr, de segunda à sexta, tínhamos variedades de transmissões esportivas na semana. Tinha futebol, basquete, vôlei, boxe e até futebol americano. Claro, sempre com muita qualidade, tanto do grande apresentador Elias Jr quanto das locuções feitas por Luciano do Vale, Januário de Oliveira, Silvio Luiz, dentre outros. Nas reportagens, Eli Coimbra (um dos melhores no gênero), e até José Luís Datena, antes de virar um sensacionalista, cumpria muito bem o seu papel como repórter, e até narrava jogos. Comentaristas de timbre também não faltavam. No futebol, vale destacar Gérson, o Canhotinha de Ouro, Rivellino e Juarez Soares.

A Bandeirantes era tão influente, que Luciano do Vale nos presenteou com o torneio de seleções de Master, no futebol, que se tornou um enorme sucesso na época. Um dos melhores programas pós-jogos de futebol eram o Apito Final, com Luciano do Vale, e o Super Técnico, com Milton Neves (quando este era um jornalista sério).

É triste ver o que a BAND (novo nome da emissora) se tornou. Renata Fan, uma promissora apresentadora, se comporta como uma verdadeira PERUA. Neto, um ignorante, imbecil e incoerente, que jamais trabalharia em um canal de esportes com seriedade. Dr. Osmar de Oliveira, outrora admirável como narrador, causa repugnância como comentarista. O seu comportamento no último dia 30, quando abandonou o programa da perua loira, foi de causar nojo, e mais nojento ainda foi a desculpa que deu ao voltar, dizendo que os corintianos pediram para ele não fazer aquilo. Um exemplo de compromisso com a entidade que lhe paga seu salário para vomitar em nossos ouvidos. Não vale a pena comentar sobre Denílson, Ronaldo, Ulisses Costa e outras aberrações que comandam o esporte da Band...

Ás vezes, quando vejo essas porcarias na programação da Band, eu me pergunto o que aconteceu com a essência do antigo Canal do Esporte da TV brasileira. Até copiou o programa “Bem Amigos”, da Sportv, e o batizou como “Baita Amigos”, apresentado pelo Neto, que por sinal, é um programa horrível. Como pode ter se rebaixado tanto? Pelo IBOPE? Com certeza, afinal, o povo gosta de barracos...

No quesito profissionalismo, a Globo está anos-luz na frente desta emissora. Até a Gazeta com Chico Lang e Godói é melhor. Eu só posso dizer que tenho pena de quem depende desse lixo para se informar sobre esportes. Graças a Deus, eu tenho TV paga! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário