sábado, 12 de outubro de 2013

Chris Gardner por um dia


A vida de Chris Gardner, retratada no filme “À Procura da Felicidade”, é realmente muito emocionante. Ele morava com a mulher e filho em uma casa de aluguel, e num belo dia, resolveu investir suas economias para comprar uma remessa de scanners portáteis de ossos para revender. O tiro saiu pela culatra, e Chris Gardner teve um enorme prejuízo, ficando na miséria, sem dinheiro para sustento da família e sem dinheiro para o aluguel.

Assim, sua mulher o deixou, e seu filho, o pequeno Christopher, de apenas 5 anos de idade, ficou sob sua guarda. Chris Gardner era um homem fadado ao fracasso, sério candidato à criminalidade e aos becos das ruas. Certo dia viu um homem estacionar sua Ferrari na rua, e impressionado com aquilo, perguntou a ele:

- O que você faz? E como você faz?

O homem respondeu que era um corretor de valores. Naquele momento, Chris Gardner decidiu que iria ser um corretor! Porém, ele teria que passar por um estágio na corretora e sem remuneração, além de ser muito concorrido. A corretora contratava apenas uma pessoa a cada seis meses, em média. Como não tinha casa, dormia em albergues para mendigos, quando conseguia vaga. Chegou a dormir em banheiros públicos e em estações de metrô com seu filho. Apesar disso, não desistiu do seu sonho, e sempre dizia ao pequeno Christopher que dias melhores viriam.

Depois de muito tempo estagiando na corretora, em uma correria fora do normal, Chris Gardner foi chamado à sala do chefe, e recebeu a tão esperada notícia de que seria contratado pela corretora. Finalmente ele havia encontrado sua FELICIDADE.

Foi assim que me senti no dia 3/10/13...

Porém, minha história é totalmente diferente. Tenho uma esposa maravilhosa que me ama e que nunca me abandonaria por conta de dificuldades financeiras, além de termos uma casa própria, apesar de simples, e também um carro popular 2003. E ambos trabalhamos para dar o melhor ao nosso pequeno Pietro, hoje, com 4 anos de idade.  Em suma, se Chris Gardner me visse, ele diria: “Cara, você está no céu”.

A semelhança que me refiro e que me fez pensar na situação dele foi o exato momento em que ele recebeu a notícia de sua contratação. Ele simplesmente ficou atônito, e não sabia se chorava, se sorria, se abraçava seu chefe, se simplesmente agradecia, ou com um aperto de mãos, ou com palavras, enfim. Ao sair da corretora, parece que o mundo parou aquele instante, que era só dele, dentre  bilhões de pessoas no mundo.

No meu caso, quando fui ao RH do meu local de trabalho levar um documento que faltava, e a mocinha simpática disse que a nomeação para minha promoção saíria naquele dia, eu me senti como Chris Gardner. Agradeci a mocinha, com expressa felicidade em minha face, mas ao sair de lá, lembrei-me do filme “À Procura da Felicidade”, e de todas a dificuldades que passei para chegar até ali, que foram muitas.

Com esse “flashback” em mente, foi impossível descer a rampa sem chorar. Da forma como aconteceu com Chris Gardner, foi a mesma coisa comigo: aquele momento, por volta das 09:10 da manhã, foi reservado inteiramente pra mim! Com os olhos lacrimejantes, me lembrando de tudo o que aconteceu para chegar onde cheguei, eu só consegui dizer duas palavras: OBRIGADO DEUS!

Aos meus amigos, parentes, e em especial, à minha mulher Tati e meu filho Pietro, muito obrigado por tudo! Sem a confiança de vocês, eu não conseguiria.

Bem, depois que Chris Gardner venceu na vida, ele comprou a Ferrari de Michal Jordan. Eu pretendo ficar com o meu Palio 2003 mesmo... 

Quem não assistiu esse filme, aproveite! Tem no Youtube: À Procura da Felicidade

6 comentários:

  1. Parabéns Big! Você merece isso e muito mais!

    ResponderExcluir
  2. Grande BigRoger, pra mim vc é melhor que o cara do filme. Parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Ruy! Se pensar bem, ele foi o cara! Pra chegar onde ele chegou tem que se dedicar muito!
      Mas um dia chegaremos lá!

      Excluir
  3. Parabéns Rogério, meus parabéns mesmo!
    Que venham ainda mais vitórias, porque Deus honra o justo.
    Texto muito bom, e tocante, apenas um detalhe, Chris Gardner estagiava numa corretora de valores mobiliários, ou seja ações da bolsa de valores.
    Mas o que importa é que é uma bela comparação, bela história de superação e sucesso!
    Abraço meu caro!

    João.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, que vacilo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Já está corrigido, e mais uma vez obrigado pela amizade e pelas belas palavras!

      Excluir