sábado, 14 de setembro de 2013

M.M.C. do Papa

No começo de setembro, o Papa Francisco, humilde e benevolente, convocou os fiéis católicos para uma vigília no dia 7 de setembro, no sábado. A vigília consistia em um dia inteiro de jejum, onde a única coisa que poderia ser ingerido seria água. O motivo: a guerra na Síria civil na Síria, que poderia se tornar uma guerra internacional.

Com todo o respeito aos fiéis que, por sua fé, sacrificaram seu sábado para essa vigília, mas isso foi uma tremenda TOLICE, e o Sr. Mario Bergoglio, o Papa Francisco, é um OPORTUNISTA BARATO e um FANFARRÃO!

É realmente muito propício para a Igreja Católica tomar essa atitude em prol da guerra na Síria, afinal de contas, está em destaque em toda a mídia mundial. Mas aí eu lhes pergunto: quantas guerras civis existem espalhadas pelo mundo, principalmente na África? Quantas “vigílias” foram convocadas pelo povo que sofre com isso? E a fome no mundo? E a desigualdade social? Cadê as vigílias sobre isso?

Este humilde “escrevedor de lorotas” do Blogger queria propor um desafio ao Señor Papa:

Jesus Cristo ficou quarenta dias no deserto, sendo tentado, sem se alimentar de nada. Então, eu gostaria que o “humilde” Papa Francisco, SOZINHO, SEM CONVOCAR OS CATÓLICOS, ficasse metade desses dias sem se alimentar, em uma verdadeira vigília contra as opressões sofridas pelo povo. Vocês acham que ele é capaz de uma demonstração de fé e solidariedade dessa magnitude? Eu duvido!

Quanto a você católico, se achar que a intervenção da ONU na Síria não vai ocorrer por causa desse sacrifício, então você é um hipocristão boboca. HIPOCRISTÃO quer dizer hipócrita cristão! Ao invés de ficarem de balelas, tentem se colocar no lugar daquelas pessoas que encontraram suas crianças mortas com o ataque de armas químicas de Bashar Al Assad,  e também no lugar dos parentes dos mais de 100.000 mortos nessa guerra civil.

Na matemática, o M.M.C. quer dizer “mínimo múltiplo comum”. Para o Papa Francisco, essa sigla é MASSA de MANOBRA CATÓLICA, e você que acata essas ordens faz parte disso, ou seja, é só mais um fantoche!  Qual será a próxima convocação? Uma nova cruzada? Criticam tanto os islâmicos e não percebem que agem da mesma forma...

Amigos e parentes católicos, peço perdão a vocês pela minha franqueza. Quanto a você, humilde e benevolente Papa Francisco, parece que “o pop que não poupa ninguém” já lhe corrompeu.

Sendo assim, vá te catar!


5 comentários:

  1. Caro Rogério, respeito sua opinião, afinal a diversidade de opiniões é que faz o mundo ser tão rico e belo. Mas também gostaria de me fazer ser ouvido, ou nesse caso lido.
    Este dia de jejum pelos confrontos na Síria e de oração em primeiro lugar foi um convite e não uma convocação. Participou dessa corrente de oração quem quisesse. Em segundo lugar, o Papa convocou esse jejum pela iminente ocorrência de uma intervenção que culminasse num evento mundial, talvez não nas proporções de uma terceira guerra mundial, mas em uma ação que levasse a morte de mais pessoas do que se tivesse uma saída mais pacífica.
    É claro que a Igreja não se posiciona de nenhum lado, mas ela é contra qualquer tipo de atitude que possa prejudicar as pessoas, sejam elas quem for. Essa corrente de oração teve o intuito de que se ache a melhor solução possível e que os danos não sejam como os de muitas guerras que se vê.
    Quanto às outras guerras civis e outras comoções da humanidade as quais se referiu como a fome, a igreja também ora e faz jejuns constantes para que esses eventos acabem. Mas não tem uma divulgação mundial quanto foi este exatamente porque outros fatos as vezes não têm a repercussão mundial da magnitude que este teve. Exceto a fome que sempre foi um problema do mundo todo, mas que a igreja ora e busca soluções desde sempre.
    Posso dizer que sei do poder da oração e do jejum. Ela é um instrumento muito bonito e eficiente, porque através dele Deus se compadece ainda mais vendo que irmãos que muitas vezes nada tem a ver com o contexto deixam suas vidas para tentar fazer algo que melhore a do outro sem nunca tê-los visto.
    Outro ponto é que a Igreja mais do que orar, ela trabalha fortemente para o bem de todos no mundo inteiro, poderia citar que é a instituição que mais mantém hospitais no mundo, que mais mantém escolas no mundo, que mais envia mensageiros e voluntários a lugares inóspitos, mas digo apenas que é a instituição que foca sempre no bem local. Onde está inserida, cada templo tenta melhorar a vida em seu entorno, para melhorar e fazer a diferença localmente para que a melhora seja global. O faz através de suas pastorais e movimentos, que muitas vezes agem no silêncio e na discrição.
    Quanto ao Papa, um senhor de idade que dá a vida pelo mundo todo, um homem que deixou tudo para ter uma rotina de acordar às 4 horas da manha para dormir apenas à meia noite todos os dias, um homem que faz muito no silencio, tem uma vida de oração muito forte e quem sempre pensa no próximo não poderia fazer essa convocação apenas por vontade própria.
    Ele o fez pois viu a necessidade de uma corrente de oração mundial da mesma forma que o mundo todo comentava e ameaçava intervir nos interesses da Síria.
    Pois bem, ele como chefe de Estado também tem o direito de falar sobre os acontecimentos mundiais e a obrigação de fazer algo a respeito, no caso ele usou de todo seu poder e suas armas: a autoridade e a oração!

    João

    ResponderExcluir
  2. João, li o seu comentário com o maior prazer! Quero fazer do blog um espaço democrático, de discussões saudáveis e de OPINIÕES RESPEITADAS! Esse é o lema do blog e me sinto lisonjeado com seu comentário.
    Hoje, sou um ex-católico. Sou cristão, mas não católico, para tristeza da minha mãe, que é uma católica assídua e "cabeça" da nossa comunidade. Mas se não concordo com algumas coisas da Igreja, não tem porque segui-la, e tenho certeza que você me compreende. Tomei essa decisão há pouco tempo, uns 3 anos.
    O que colaborou para isso foi o próprio passado e presente da Igreja. Lendo coisas sobre a Inquisição, cruzadas, a cobrança de indulgências que culminou com o surgimento do protestantismo etc, me fez ficar desgostoso com o catolicismo. Recentemente, os graves escândalos de pedofilia cometidos por sacerdotes católicos, e não foram excomungados, me fez ter uma aversão a ela.
    Sei da importância da Igreja Católica na sociedade e na história, e se não fosse ela, o Império Romano não cairia. Sei de muitos trabalhos sociais que ela promove, de toda ajuda humanitária que ela fornece e tudo mais. Mas sei também da omissão histórica e atual da Igreja em questões políticas, no nazismo, por exemplo, e na guerra quase secular entre Israel e Palestina. Jamais ouvi nenhum apelo pela paz entre esses dois países.
    É por isso que critiquei a postura do Papa na questão da guerra na Síria. Parece, realmente, que por estar em evidência na mídia do mundo todo, que o Papa se aproveitou disso para, como você mencionou, convidar os fiéis para uma vigília. Vi uma frase bastante interessante, que diz assim: "um minuto com Deus vale mais que mil dias de orações". O que quero dizer é que uns poucos minutos para uma reflexão sobre Deus acaba sendo mais construtivo de que orações, jejuns, sacrifícios e tudo mais.
    Claro que o jejum faz uma pessoa entender o que a outra com fome sente, mas será que não é melhor dividirmos o pão que nos sobra com nosso irmão do que tentar sentir a sua dor?
    Com toda influência que ela tem, podemos diminuir a fome eterna em países da África, como na Somália e Etiópia; no Haiti, o país mais pobre do mundo; e também, acabar com as guerras que trucidam os inocentes.
    Mas que as orações de todas as pessoas, independente de religião, ajude o mundo a se tornar um lugar melhor! É isso que queremos e desejamos!

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado meu caro, retornei aqui para ver se deixou algum recado e fiquei feliz em ver que sim.
    Rogério, entendo muito bem seu ponto de vista, e está certo de uma certa forma. Sei que além de tudo que você disse já me ocorreu algumas coisas ainda em tempos presentes que poderiam me escandalizar e fazer largar a Igreja.
    Mas eu amo essa instituição porque foi o próprio Cristo que me deixou de herança. Mas que infelizmente é feita de pessoas e que essas mesmas pessoas ao contrário de Jesus, pecam e cometem erros.
    Os humanos são seres estúpidos e errantes por natureza.
    Eu me arrependo de muitos erros e ainda erro apesar da boa criação que tive e da boa conduta que sempre busco ter.
    Com relação a esses erros no período da Idade Média, certa vez ouvi uma frase que nunca me esqueci: "Existe uma mancha negra envolvendo a Igreja no período medieval, mas existe uma mancha vermelha muito maior, que é a mancha do sangue derramado pelos mártires que derramaram seu sangue pelo bem do próximo".
    E sobre o que falam que a Igreja é santa e pecadora só é meia verdade, pois Santa a Igreja é, os pecadores somos nós que a compomos, afinal, a igreja não é o tempo frio e inanimado, o que é a Igreja somos nós que a compomos, inclusive você Rogério, que se diz ex-Católico, saiba que seu lugar ainda está guardado.
    A Igreja precisa de gente descente, honesta e comprometida, mas muitos não o são, muitos que a frequentam não se salvarão, porque tentam adequar o Evangelho às suas vidas, e não suas vidas ao Evangelho.
    Mas o ser humano é burro, e muito os erros são mais fáceis de ver. Como disse o Papa Francisco na saída do Brasil: "Quando uma árvore cai faz um estrondo imenso e chama a atenção de muitos, porém uma floresta inteira cresce no mais discreto silêncio".
    Pois bem, se a Igreja faz tanto, porque ainda existe tanta desigualdade, miséria, corrupção e fome? Infelizmente porque se na Igreja tem hipócritas, ainda mais fora dela, pessoas que foram criadas na sujeira e imundícia de famílias com corações podres, sendo ricas ou pobres. Pessoas que ainda fazem muito mal uma para com as outras e que não pensam no bem comum.
    E o mundo ainda não para de crescer em número de pessoas. O que só dificulta a trabalho de evangelização e de ajuda ao próximo. A mídia só despeja lixo em nossas casas e o governo está cheio de ladrões e corruptos, ou seja, o mundo é a perdição. Nós não fomos feitos para este mundo, fomos feitos para passar por ele apenas, temos que sobreviver a ele sem sermos dele, sermos e fazermos a diferença.

    João

    ResponderExcluir
  4. João, só tenho uma coisa para lhe dizer: PARABÉNS! Você é uma pessoa extremamente sensata e coerente; e pessoas como você fazem do nosso cotidiano um aprendizado diário.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Rogério, à você também só lhe dou meus parabéns, pela sua mente aberta, pela sua educação, e pelo modo como escreve.

    Abraços.

    ResponderExcluir