quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Sorocaba, 359 anos!

Fundada por bandeirantes, berço dos tropeiros e das famosas feiras de muares.

Cidade onde nasceu Rafael Tobias de Aguiar, presidente da Província de São Paulo, por duas vezes. Casou-se com Domitila de Castro, a Marquesa de Santos, ex-amante de Dom Pedro I. Foi um dos chefes da Revolução Liberal de 1842, e após a derrota, refugiou-se no Rio Grande do Sul, em 1844, com os rebeldes da Guerra dos Farrapos. O cavalo malhado no Rio Grande do Sul é chamado de “tobiano”, por causa do cavalo que Rafael Tobias de Aguiar levou consigo para lá, o primeiro desse gênero de quem se tem notícias em terras gauchas.  É considerado o patrono da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e a ROTA, a famosa tropa de choque paulista, leva seu nome (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar).

Em Sorocaba, nasceu Pascoal Moreira Cabral, o bandeirante que fundou a cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Também em Sorocaba, nasceu Bento Manuel Ribeiro, um militar brasileiro e importante personagem da Guerra dos Farrapos, além de outras campanhas. Também um dos maiores traidores do Brasil: primeiro traiu o Império, ficando do lado de Bento Gonçalves na Guerra dos Farrapos, e depois traiu os farrapos, voltando a atuar ao lado do Império contra Bento Gonçalves.

Cidade natal de Candido Dias, o fundador do Gremio Foot-ball Porto Alegrense.

Cidade onde residiu João de Camargo, o famoso “milagreiro”, fundador da Igreja do Bom Jesus do Bonfim das Águas Vermelhas. A vida dele é retratada no filme “Cafundó”.

Sorocaba, terra da Fundição Ipanema ou Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema. Ali foram fabricadas escadas, luminárias, engenhos de cana de açúcar, armas e munições, dentre outros artigos de ferro. É considerada a precursora da siderurgia nacional.

Sorocaba, terra do Esporte Clube São Bento, de onde saíram Marinho Perez, Luis Pereira e Paraná, que defenderam a seleção brasileira em Copas do Mundo. Cidade que acolheu Hortência, a maior jogadora de basquete da história brasileira. Cidade que foi sede de um dos maiores times de vôlei feminino do Brasil, o Leite Moça, que contava com atletas como Fernanda Venturini, Ana Paula e Ana Moser, titulares da seleção brasileira.

Sorocaba, que tem unicórnios em seu brasão; Sorocaba do Zoo Quinzinho de Barros, um dos maiores da América Latina, onde um homem invadiu o recinto dos macacos-aranha e levou uma tremenda surra; Sorocaba, onde duas belas damas viraram celebridades ao disputarem o “amor” de um homem no Youtube; Sorocaba, que um cantor adotou em seu nome artístico, mas não nasceu aqui, graças a Deus...

15/08/13. ANIVERSÁRIO DE SOROCABA! 359 ANOS DE ORGULHO! (e risos também)




Nenhum comentário:

Postar um comentário