terça-feira, 26 de junho de 2012

Nos muros e portas...

Certa vez vi escrito em uma porta de banheiro, em meio a vários "poemas" ali presentes: "É em muros e portas de banheiros que o brasileiro expressa sua cultura". Excelente frase, que descreve muito bem a educação desses poetas "toiletteiros"... Pena que estava escrito no lugar errado...

Mas vale a pena refletir sobre isso, afinal, o que leva uma pessoa a escrever em um muro ou numa porta de banheiro? De onde vem essa inspiração?

Em caso de pixação de muros, o que dá a entender é que o cara quer que a sociedade veja a sua obra; quer que esteja em evidência, para escutar alguém falar "nossa, olhem isso, que absurdo!", ou "Meu Deus, como o cara conseguiu pixar lá em cima do prédio?", para que dê aquela sensação de "eu sou foda, e dane-se o sistema". Já no caso dos banheiros; o que percebemos naquelas obscenidades são desejos reprimidos, fantasias quase que irrealizáveis de alguns pervertidos. E não deixando de citar o principal que ambos tem em comum: é o caderno dos ignorantes!

Imagine-se em seu momento, no famoso "trono", e de repente surge uma vontade absurda e incontrolável de escrever, e você vai lá e escreve naquela porta, enorme e visível pra todos verem. Seja uma declaração de amor, uma anedota, um desejo sexual ou até mesmo uma tiração de sarro! Peraí, eu disse "todos verem"? Coloque-se no lugar de um pixador querendo chamar a atenção, aí compra a tinta, arrisca-se em prédios altos sem equipamentos de segurança, na calada da noite para que não seja preso etc, e pra quê?

Nos dois casos, isso tem um nome: FALTA DE EDUCAÇÃO! É o retrato da educação brasileira, de um governo que não se importa muito em ter um povo 100% alfabetizado! Demagogia? Não, pura realidade!!

A globalização e a tecnologia hoje nos permitem tudo, sendo assim, não preciso sair de casa para comprar uma geladeira, para pagar uma conta, para falar com um amigo etc, ou seja, isso nos permite também, caso tenhamos vontade de escrever algo, por mais inútil, ignorante e fútil que seja, usar uma rede social ou um blog! Fazendo isso, para alguem que respeita as críticas, só ajudará a melhorar seu conteúdo, fazer com que busque o conhecimento e a informação! Eu mesmo sou um exemplo disso, afinal, queria ter um espaço para escrever sobre vários assuntos, por isso fiz um blog! Nem todos tem internet, mas aí é que entra a boa e velha folha de papel, pois aí pode-se fazer um artigo e mandar para algum jornal, por exemplo.

Mas resolvi fazer meu 1º texto sobre esse assunto porque não queria que essa frase tão INTELIGENTE ficasse perdida numa porta de banheiro; não era justo ela ser esquecida dessa forma. Que a inspiração dos escritores nunca acabem, para que continuem mudando o mundo com seus moinhos de vento.



Um comentário:

  1. É isso aí Roger,seja bem vindo a blogosfera.No que tange a seu texto,concordo com vc.E sempre lembrando que educação não é prioridade para governo algum,porque assim que eu educar as pessoas,elas podem,a qualquer momento,me tirar do poder e isso é inaceitável para aqueles acostumados a governar sem legitimidade total.Um abraço

    ResponderExcluir