terça-feira, 30 de julho de 2013

Eike dó, eike dó do Batistinha!

Inacreditável, mas o todo poderoso Eike Batista está empobrecendo. Calma, meu amigo(a), “empobrecendo” está muito longe de “ser pobre”... Na verdade, está há milhões de zeros disso.  Ele ainda pode comprar algumas Ferraris para seu filhinho Thor fazer algumas traquinagens no trânsito.

Eike Batista teve um prejuízo de BILHÕES de reais em sua indústria petrolífera, a OGX, que pertence ao Grupo X. O Grupo X é composto por várias empresas, em diversos seguimentos, como a MMX, MPX e OSX (ele deve ser fã dos X-Men).

A OGX adquiriu um campo de petróleo na Bacia de Campos. A estimativa para a exploração era de 521 milhões de barris de petróleo, mas a realidade está bem longe disso. O único campo de petróleo em produção, chamado de Tubarão Azul, poderá encerrar suas atividades em 2014. Outras três áreas, chamadas de Tubarão Tigre, Tubarão Gato e Tubarão Areia se mostraram improdutivas, e a esperança de continuidade do negócio é o campo de Tubarão Martelo. Mas a credibilidade da OGX está bastante abalada no mercado de ações, e dificilmente outros acionistas investirão nos negócios petrolíferos do grupo, e a probabilidade de calote aos credores é imensa... 

Com tantos "tubarões", Eike Batista deve estar pensando como o Popeye: "tubarões me mordam"!

Se você conhece algum professor ou palestrante que mencionou Eike Batista como um grande empreendedor e um homem de visão, quando o vir novamente, poderá dar a seguinte resposta: HAHAHAHAHAHAHAHAHA!


terça-feira, 23 de julho de 2013

PAPAricando!

O Papa Francisco chegou ao Brasil, para participar da Jornada Mundial da Juventude, do dia 23 à 28 de julho, no Rio de Janeiro. Como era de se esperar, todas as atenções estão voltadas à sua presença em terras tropicais, todos os noticiários só falam disso, a multidão se aglomera para vê-lo etc.

Mas quem era o Papa antes de ser o soberano de toda “Santa” Igreja? Em poucas palavras: um cardeal argentino chamado Jorge Mario Bergoglio, que 99% dos brasileiros nunca tinham ouvido falar. Se ele andasse em ruas brasileiras na condição de cardeal, era só mais um homem de batina...

Nada contra a pessoa do Papa Francisco, que tem dado uma verdadeira lição de simplicidade e amor ao próximo, rejeitando todos os objetos banhados a ouro oferecidos pela Igreja e também às regalias inerentes ao sumo pontífice, e que adotou o nome de um dos mais humildes santos católicos para seu papado, mas o problema é o excesso de paparicos da sociedade brasileira e sua necessidade de idolatrar figuras famosas.

Parece que o Brasil parou no tempo, com o seguinte pensamento: esqueçam um pouco os problemas sociais e políticos do país (que não são poucos), e vamos venerar o Papa! Mulheres histéricas gritando seu nome (e homens também), fazendo de tudo para tocar na mão do santo padre, chorando, correndo atrás do carro transeunte numa avenida congestionada, colocando em risco a vida deles e das outras pessoas (não é fácil ser agente da PF nessas horas).  Mas tenho uma revelação a fazer, que o próprio Deus me disse num email, em negrito itálico (documento confidencial, no melhor estilo Pepeu Gomes*): o señor Jorge Mario Bergoglio, atual Papa Francisco, é apenas um homem, e não uma divindade!

Deve ser duro para um católico fervoroso ouvir isso, porém, é a pura verdade! Não amigos, ele não é a reencarnação de Moisés, Elias, Abraão ou Jesus, tampouco foi concebido por uma virgem, pelo poder do Espírito Santo e tudo mais... Ele é um homem comum, mas que agora tem uma enorme responsabilidade: a de conduzir e reconduzir a Igreja Católica ao seu verdadeiro caminho, uma instituição que está abatida por escândalos de pedofilia, corrupções e brigas internas pelo poder. Restaurar a credibilidade perdida por conta de erros seculares não será tarefa fácil, pois além dos problemas contemporâneos, o passado da Igreja é manchado com sangue inocente pelas barbáries da Inquisição, das cruzadas, roubo de terras, cobrança de indulgências, omissão do nazismo e muito mais. O Papa Francisco mostrou-se um homem admirável e merecedor de todo nosso respeito, até por ser o primeiro papa latino americano da história.

Entretanto, ao se tornar popular, ou melhor, pop, o Papa Francisco acaba sendo também alvo de críticas e de uma idolatria totalmente exagerada por parte dos fiéis, que não o enxergam mais como um homem comum, que cometeu acertos e erros. Sua vida agora é de uma celebridade, arrastando multidões por onde passa e sua voz tem forte influência nas pessoas, mas como líder, seu foco é outro, e ele não pode deixar se levar pelo pop que não poupa ninguém.

Como o “engenheiro dos pampas” Humberto Gessinger nos disse, o papa é pop! POP como o cantor sertanejo que vai ao Faustão agradar um público letárgico; POP como o reality show que faz as pessoas mandarem um SMS para escolher seu “brother” preferido; POP como a doença do artista ou do político, onde todos rezam/oram por sua recuperação; POP como a novela e o futebol, que rendem debates nos dias seguintes...

Mas antes de ser Francisco, Jorge não era POP, e sim apenas um rapaz latino americano...


*Pepeu Gomes disse ter falado com Deus através de um email

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Crônicas de uma guerra síria...

Há um ano, fiz um texto com o título “Abaixo Al-Assad”. Nesse texto, descrevi o momento vivido na Síria, que teve uma guerra deflagrada ao governo de Bashar Al-Assad por um grupo de rebeldes sírios que querem a redemocratização do país. Isso começou em 2011, com a Primavera Árabe. O que mudou de lá pra cá? Nada!

Como escrevi no ano passado, Bashar Al-Assad faz o que pode para permanecer no poder, e não mede consequências. Resultado: mais de 100.000 mortos, segundo dados de grupos de ativistas dos direitos humanos, sendo mais da metade de civis.

Para não dizer que não houve nenhuma intervenção, os Estados Unidos estão fornecendo subsídios aos rebeldes, enquanto a Rússia oferece apoio ao governo de Bashar Al-Assad para que se mantenha a ordem no país. Será que é um início de uma nova Guerra Fria? Ao invés do Vietnã, agora teremos a Síria como protagonista?

Parece uma guerra longe do fim, e o clamor mundial para uma resolução, assim como os gritos dos inocentes sírios, soam apenas como um sussurro leviano aos ouvidos da ONU...


sábado, 13 de julho de 2013

Abigail: o maior conto de terror da história do rock!

Após a separação da banda Mercyful Fate em meados dos anos 80, seu lendário vocalista, King Diamond, seguiu carreira solo. Seu segundo disco, “Abigail", entrou para a história do heavy metal mundial, como um dos maiores álbuns do gênero conceitual de todos os tempos.

A história começa quando a esposa do Conde LaFey anuncia sua gravidez. O conde, desconfiado de uma suposta traição, joga-a escada abaixo, tirando sua vida e também do bebê, no dia 7 de julho de 1777.  Ao ver a esposa morta, e motivado por um estranho desejo, ele arranca o bebê das entranhas da condessa e o mumifica. O bebê era uma menina, e o conde lhe deu o nome de Abigail...

Anos depois, seu neto, Jonathan LaFey, e sua esposa, Mirian Natias, vão até a mansão do conde para herdá-la, e o espírito de Abigail possui o corpo de Mirian... Vamos às músicas (cada uma delas representa uma parte da história, e para facilitar, colocarei os trechos das músicas em português):

1 – Funeral
O disco começa com um ritual fúnebre. Abigail está em um caixão, rodeada por 7 cavaleiros negros, prestes a matá-la. Pelas palavras de O’Brien, o líder dos cavaleiros, os mesmos começam um ritual para destruí-la. Ela deve ser morta com sete estacas, duas nas mãos, duas nos pés, duas nos joelhos e a última deve ser colocada na boca, para que Abigail não renasça.

Abigail deve ser pregada em seu caixão
Com 7 estacas de prata
1 em cada braço, mão e joelho
E que a última das 7
Seja cravada em sua boca
Para que ela nunca possa se levantar
E causar o mal novamente...

2 – Arrival (Chegada)
O ano é 1845. Jonathan LaFey e sua esposa, Mirian Natias, vão até a mansão do Conde LaFey para herdá-la. No caminho, sua carruagem se depara com os 7 cavaleiros negros, e um deles lhe diz:

Nós sabemos que você veio herdar
O que é Seu... A Mansão
Ouça nosso conselho e volte nesta mesma noite
Se você recusar, 18 se tornará 9...

Jonathan não dá ouvidos ao aviso dado pelos cavaleiros, e segue seu rumo. Porém, a frase “18 se tornará 9”¹ ficou em sua mente...

3- A Mansion in Darkness (Uma mansão na escuridão)
O casal chega à mansão, que possui uma atmosfera extremamente assustadora. Ao adentrarem na casa, Jonathan e Mirian foram se deitar, e ao olhar na parede, Jonathan percebeu que uma sombra estava se mexendo, como se estivesse viva. Mas ignorou o fato, e voltou a dormir...

E a casa começou a respirar
Parecia estar viva
Sim a casa começou a respirar, viva...

4 – The Family Ghost (O fantasma da família)
Na noite seguinte, enquanto Mirian dormia tranquilamente, Jonathan foi acordado pelo fantasma de seu avô, o Conde LaFey. O conde leva Jonathan até a tumba de Abigail, e lhe faz uma terrível revelação: Mirian está possuída por Abigail! O fantasma do Conde LaFey ordena que Jonathan mate Mirian antes que seja tarde demais...

O espírito de Abigail possuiu Sua Esposa
E só existe um jeito de Você impedir
O renascimento do próprio mal
Você deve tirar a vida dela agora...

5 - The 7th Day of July 1777 (O dia 7 de Julho de 1777)
Jonathan estava totalmente confuso, então o fantasma de seu avô contou toda a história (mencionado no segundo parágrafo).

Então ele a empurrou escada abaixo para morrer...
"Não", ela gritou
Em 1777, no dia 7 de julho...
6 – Omens (Presságios)
Ao acordar no outro dia, Jonathan percebe muitas coisas estranhas acontecendo nos arredores da mansão. O sino da igreja estava tocando, mas não havia ninguém nela; as flores do jardim estavam morrendo; e um berço vazio apareceu do nada, balançando no ar...

"Mirian, venha cá e veja o que eu encontrei
Está se movendo
Um berço vazio balançando no ar
Eu não trouxe isto aqui, foi você?"


7 – Possession (Possessão)
Mirian está grávida. Mas não é uma gravidez normal, pois sua barriga não para de crescer, e ela está sendo devorada viva por dentro. Jonathan LaFey entra em desespero e se lembra do que seu avô lhe dissera. Ela está possuída...

Falando em línguas diferentes
Mirian estava sendo devorada por dentro
Novamente ela disse
“Eu estou tendo o seu bebê meu amor, amor"
Mas não era amor, oh não
Ela estava possuída, possuída...

8 – Abigail
Finalmente, Abigail se revela, controlando a mente e o corpo de Mirian, e começa uma discussão com Jonathan. Jonathan pretende chamar um padre para praticar um exorcismo, e nesse exato momento, Mirian volta a si, pedindo para que ele a jogue escada abaixo, pois é o único jeito de impedir o renascimento de Abigail.

"Oh Jonathan, sou eu Mirian
Nosso tempo acabou
Lembre-se dos degraus, é o único jeito"...

9 – Black Horsemen (Cavaleiros Negros)
Quando Jonathan ia jogá-la pela escada, ele se distraiu com uma estrela, e Abigail voltou a dominar o corpo de Mirian, empurrando-o pela escada. Jonathan morre na queda, e Mirian começa a dar a luz à Abigail. Ela não resiste e morre no parto.

A dor do parto foi tão forte
Que Miriam veio a falecer
Seu olhar final era um par de olhos amarelos
Você ainda a pode ouvir gritando
Se Você andar pelas escadarias em Julho

Os 7 cavaleiros negros chegam a mansão, e encontram Abigail no sarcófago em que fora mumificada, comendo, possivelmente, os restos mortais de Mirian. Eles capturam o bebê e a levam para uma capela na floresta, onde eles farão o ritual que acabará de uma vez por todas com o espírito maligno. Essa parte é contada na primeira música do disco, “Funeral”.

Fim.

Gostando ou não de heavy metal, King Diamond merece todo nosso respeito e admiração por ter composto o maior disco de terror da história da música! Isso sem falar na interpretação em cada uma delas, onde ele muda várias vezes o tom de sua voz.

Já imaginou se isso virasse um livro? Ou um filme? Esse disco é uma verdadeira obra prima, que deixa até o ateu mais severo do mundo com um friozinho na barriga...

Long live the King! 

¹Para saber o que significa “18 se tornará 9”, acessem o link (do blog Carnival Diablos) que usei como fonte para esse texto. Não se assustem, não sou satanista! Meu blog é abençoado por Jesus, com aval de Maomé e supervisão de Buda, protegido pelo Espírito Que Anda, que invoca a força dos 10 Tigres!


13/07 - Dia Mundial do Rock \m/ ò ó \m/

terça-feira, 9 de julho de 2013

Yes! We Can! Inclusive espionar, of course!

O mundo foi pego de surpresa nos últimos dias quando Edward Snowden, ex- técnico em rede de computação da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), declarou que o país de Barack Obama (o Nobel da Paz em 2009) tem espionado vários países ao redor do mundo, através de ligações telefônicas, emails, chats online, webcam etc. Isso pode ser surpresa para alguns, mas não para outros, pois já é sabido que os Estados Unidos faziam isso nos tempos da Guerra Fria, além de sua insistente intromissão em assuntos alheios que desrespeitam a soberania dos países.

Para isso, usaram o programa chamado Prism, que permite acesso às informações dos usuários dos sites Facebook, Microsoft, Youtube e Google.  Entretanto, para conseguir uma espionagem ao nível global, a NSA teve que desenvolver, em parceria com uma grande rede de telefonia, outro programa, que veio a se chamar Fairview. Essa “empresa”, cujo nome não foi revelado, mantém relações de negócios com várias empresas de telefonia no mundo todo, inclusive no Brasil, e dessa forma conseguem obter acesso a todas as informações inerentes à telefonia e à internet, que são repassadas para a NSA.

Agora vem o mais impressionante: juntamente com Rússia, China, Irã e Paquistão, o Brasil é um alvo prioritário. E por quê? Afinal de contas, não somos um inimigo, tampouco um criadouro de terroristas! Bem, a intenção dessas espionagens não se refere apenas à segurança interna dos EUA, mas também é usada para que empresas americanas obtenham vantagens comerciais. Garanto que a resposta do Tio Sam a essa vergonha mundial será a de sempre: “precisamos disso para combater os terroristas”! Vamos cair nessa conversa fiada de novo? Como em 2003, quando George W. Bush inventou uma mentira para poder começar uma guerra?

Nesse momento, Edward Snowden deve ser o pior inimigo dos Estados Unidos, e está preso em um aeroporto da Rússia, aguardando aprovação de seu pedido de asilo político, que foi direcionado a vários países do mundo. Estamos vivendo um Show de Truman real, e você pode ser o protagonista! Na verdade, estamos mais para Big Brother, do livro 1984, de George Orwell, onde todos os cidadãos eram vigiados a todo instante (sem alusão ao lixo anual da Globo).

Seria uma excelente retaliação se o Brasil acolhesse Edward Snowden em terras tropicais...